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AUTISMO, QUAIS SÃO OS SINAIS DE ALERTA?

AUTISMO, QUAIS SÃO OS SINAIS DE ALERTA?

Bebês com autismo apresentam grande déficit no comportamento social, tendem a evitar contato visual e se mostram pouco interessados na voz humana.


 Eles não assumem uma postura antecipatória; por exemplo, colocando seus braços à frente para serem levantados pelos pais, podem ficar indiferentes ao afeto e não demonstrar expressão facial ao serem acariciados. Outra característica observada em alguns bebês e crianças pequenas com autismo é o inicio normal de seu desenvolvimento de habilidades sociais, mas de repente esse processo é interrompido e a criança começa a regredir em seu desenvolvimento social. Por exemplo: a criança com dois anos de idade que para de falar, de mandar tchau e de brincar socialmente, como nos jogos do tipo pega-pega. 


Quando crianças, não seguem seus pais pela casa e não demonstram ansiedade por se separar dos mesmos. Não se interessam em brincar com familiares e há indiferença por jogos ou atividades em grupo. Suas ações podem se limitar a atos repetitivos e estereotipados, como cheirar e lamber objetos ou bater palmas e mover a cabeça e o tronco para a frente e para trás. O interesse por brinquedos pode ser peculiar: a criança pode gostar do movimento circular da roda de um carrinho ou do barulho executado por ele, por exemplo.


 Essas alterações estão relacionadas com respostas não usuais a experiências sensoriais diferentes vivenciadas pela criança. Pode ocorrer fascinação por luzes, sons e movimentos que o despertem para um interesse muito grande pelo ventilador de teto ou por uma batedeira elétrica, por exemplo. A textura, o cheiro, o gosto, a forma ou a cor de um objeto também pode desencadear um interesse específico na criança com autismo. Essa criança pode se sentir incomodado por pequenas mudanças em sua rotina diária, o que pode resultar em violentos ataques de raiva. 


Também é observado que quase a totalidade de crianças autistas resiste em aprender ou praticar uma nova atividade, sendo essa uma grande dificuldade para a adesão da criança em um programa de tratamento.


Quando observado qualquer um desses comportamentos é necessário procurar um Terapeuta Ocupacional para realizar uma avaliação.

 

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